quinta-feira, 21 de outubro de 2010

“Meu coração queimava dentro de mim, ao meditar nisto o fogo se inflamava” (Sl. xxxix. 4.) Que espécie de fogo? O fogo da qual a Escritura fala aqui é Deus: “nosso Deus é um fogo abrasador.” (Heb. xii. 29). O fogo derrete a cera e seca a lama: do mesmo modo a meditação secreta derrete nossos maus pensamentos e seca as paixões da alma; ele ilumina nossa mente, torna o entendimento radiante, e enche o coração com alegria. A meditação secreta fere os demônios, e expulsa os pensamentos perversos. Aquele que se arma com esta meditação secreta, tornando o seu homem interior resplandecente, é fortalecido por Deus, fortificado pelos anjos, e glorificado pelos homens. A meditação secreta e a leitura transformam a alma numa fortaleza inexpugnável, uma fortaleza invencível, um paraíso de tranqüilidade, e elas preservam-na imperturbável e inabalável.



ABBA ISAIAS











A ARTE DA PRECE



Uma Antologia Ortodoxa

compilada pelo



Hegúmeno Chariton de Valamo







Caro Amigo,





Damos seqüência à nossa jornada com o capítulo III de 'A Arte da Prece': A Oração de Jesus.



Após quase um mês chegamos às partes centrais e essenciais da compilação de Chariton. Acredito que a leitura dos textos enviados, mesmo que parcial ou incompleta, tenha lhe convencido da rica sabedoria contida nestes textos.



Sim, eu reconheço que a linguagem e os termos do contexto religioso podem, a princípio, causar certa reação contrária, principalmente, àqueles entre nós dotados com mente mais científica e prática.



No entanto, com um olhar mais cuidadoso e - como aconselham os Santos Padres - ralentando os impulsos de nossa reatividade mental associativa, podemos concluir que a Filocalia contém em si a Ciência das ciências e a Arte das artes.



Há uma série de associações e preconceitos que podem ter se incrustado em torno do nosso entendimento dado às palavras "oracão", "prece" e "reza".







As sugestões de tradução serão sempre muito bem vindas e agradecidas.



Caso não queira receber, semanalmente, os trechos que forem sendo traduzidos desta Antologia Ortodoxa; por favor, responda informando.



Segue abaixo mais uma pequena seleção do arquivo em anexo: a meditação secreta.



Boa leitura.



Abraços, Luiz











Recolha a si mesmo no coração, e ali pratique a meditação secreta.

A real semente do crescimento espiritual reside neste voltar-se interno a Deus. Tudo que é necessário é tornar isto claro, enfatizar sua importância, e explicar a maneira de fazê-lo. Quando este padrão estiver tecido dentro de nós então todo trabalho exterior também será executado desejosamente, com sucesso e frutos: sem ele, a atividade exterior é como uma linha apodrecida, sempre se rompendo. Note, particularmente, que a prática deve proceder-se passo a passo, lentamente e com grande contenção. A menos que este modo de vida seja gradualmente adotado pode ocorrer que ele perca seu caráter essencial e torne-se nada mais do que uma observância de regras externas. Portanto, embora existam pessoas que procedem da regra externa para a vida interior, o princípio inalterável deve ser este: voltar-se para dentro tão cedo quanto possível, e acender ali o espírito do zelo.



Na superfície soa simples, mas ao menos que você saiba sobre a oração interior você pode suar muito sem produzir nenhuma colheita. Isto é devido à natureza da atividade física, que é mais fácil e, portanto, mais atrativa; atividade interior é difícil e assim ela nos repele. Aquele que se apega à primeira como essencial, irá gradualmente tornando-se material, e conseqüentemente esfriará, seu coração ficará menos motivado, e seguirá afastando-se longe e mais longe do início do trabalho interior, pensando em deixá-lo de lado até que venha o momento em que se esteja maduro para empreendê-lo. Olhando para trás, mais tarde, ele perceberá que perdeu o momento. Ao invés de trabalhar, gradualmente, em direção a uma plena vida interior, ele tornou-se, neste entretempo, incapaz de tal trabalho. Não que devamos abandonar o trabalho exterior, que é, pelo contrário, o suporte daquele que segue dentro de nós: ambos deveriam ser feitos juntos. Prioridade deve ir à adoração interior, porque se deve servir a Deus em espírito, se deve servi-Lo em espírito e verdade. Os dois devem ser interdependentes – mantendo em mente seus valores relativos. Não permita nem que um force a obediência do outro, nem que eles sejam a causa de uma aliança rompida.







TEÓFAN, O RECLUSO

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