quinta-feira, 7 de outubro de 2010

A Arte da Prece - Uma Antologia Ortodoxa. Notas - (Capítulo II - ii) Graus da Oração

Here Theophan apparently distinguishes five stages:



(i) oral prayer


(ii) mind-in-heart prayer, produced by our own efforts


(iii) mind-in-heart prayer, bestowed as a gift


(iv) unceasing mind-in-heart prayer


(v) contemplative prayer (also described by Theophan as prayer of ravish¬ment or ecstasy).


The last three stages are closely related, and cannot be sharply distinguished.






Aqui Teófan aparentemente distingue cinco estágios:


(i) prece oral


(ii) a oração da mente-no-coração, produzida por nossos próprios esforços.


(iii) a oração da mente-no-coração, concedida como uma dádiva.


(iv) a oração incessante da mente-no-coração.


(v) a oração contemplativa (também descrita por Teófan como uma oração de arrebatamento ou êxtase.)


Os últimos três estágios estão estreitamente relacionados, e não podem ser bem diferenciados.






I Samuel ii. 9 (Versão Autorizada). Aqui o texto do ‘Septuagint’ difere do Hebreu.


Pode-se ler algo deste gênero em “A Oração de Jesus e os êxtases de Simeão” em A Pequena Filocalia (Ed. Paulus, p.110-113, 1995.)


Alguns santos orientais partilharam do mistério da Transfiguração do Nosso Senhor, com suas faces e corpos inteiros estando circundados e iluminados com Luz Divina, assim como a face e o corpo de Cristo estavam iluminados no Monte Tabor. Um exemplo particularmente impressionante desta transfiguração corporal ocorreu na vida do Santo russo Serafim de Sarov (1759 – 1833): veja o relato de testemunho ocular deixado pelo seu amigo Nicolas Motovilov, Conversation of Saint Seraphim on the Aim of the Christian Life, em A Wonderful Revelation to the World, Jordanville (N.Y.), 1953, pp. 23-5.






I Samuel ii. 9 (Authorised Version). Here the text of the Septuagint differs from the Hebrew.


A number of eastern saints have shared in the mystery of Our Lord's Trans¬figuration, their face or entire body being surrounded and illuminated with Divine Light, just as Christ's face and body were illuminated on Mount Tabor. A particularly impressive instance of this bodily transfiguration occurred in the life of a Russian saint, Seraphim of Sarov (1759—1833): see the eye-witness account by his friend Nicolas Motovilov, Conversation of Saint Seraphim on the Aim of the Christian Life, in A Wonderful Revelation to the World, Jordanville (N.Y.), 1953, pp. 23-5.






Sobre o significado de ‘imaginação’ aqui, ver acima, p. 25.


S. Simeão o Novo Teólogo (949-1052), Abade do Monastério de S. Mamas em Constantinopla: provavelmente o maior dos escritores místicos bizantinos. Há alguns trechos de sua autoria, em português, na Pequena Filocalia (Ed. Paulus, 1995) da página 108 a 113, conforme já acenado.


S Gregório do Sinai (fins do século XIII – 1346), monge do Monte Athos, um dos líderes do movimento Hesicásta.


Stárets Basil (morreu em 1767), russo de nascimento, foi Hegúmeno de vários monastérios na Romênia. Escreveu introduções para trabalhos de vários autores gregos que discutem a Oração de Jesus (ver abaixo p. 106).


Os monges ortodoxos estão divididos em três graus: rasophore (aquele que veste a rason ou a batina), o monge de pequeno hábito, e o monge de grande hábito (ou monge schema). Somente uns poucos monges entraram neste terceiro e mais alto grau: o de grande hábito. Na Rússia, de um monge schema, normalmente, espera-se que ele siga uma vida de estrita seclusão e jejum (nos monstérios Gregos as regras para os monges schema são freqüentemente menos rigorosas).


Paissy Velichkovsky (1721-94), russo de origem, entrou na vida monástica no Monte Athos e mais tarde fixou-se na Romênia, onde se tornou Hegúmeno do monastério de Niamets. Editor da versão eslava da Filocalia. O renascimento espiritual e monástico no século IXX na Rússia foi, em larga medida, inspirado pelos seus discípulos e seguidores.


S. Hesíquio de Batos foi superior de um monastério na península do Sinai durante os séculos VI e VII.






On the meaning of 'imagination' here, see above, p. 25.


St. Simeon the New Theologian (949—1052), Abbot of the Monastery of St. Mamas in Constantinople: probably the greatest of Byzantine mystical writers.


St. Gregory of Sinai (late 13th cent.-1346), monk on Mount Athos, one of the leaders of the Hesychast Movement.


Staretz Basil (died 1767), a Russian by birth, Igumen of several monasteries in Rumania. He wrote introductions to the works of various Greek authors who discuss the Jesus Prayer (see below, p. 106).


Orthodox monks are divided into three grades: rasophore (one who wears the rason or cassock), monk of the little habit, and monk of the great habit (or schema monk). Only a few monks enter the third and highest of these grades, the great habit: in Russia a schema monk is normally expected to follow a life of strict seclusion and fasting (in Greek monasteries the rules for schema monks are often less rigorous).


during the 6th or 7th century.


Paissy Velichkovsky (1721-94), Russian by origin, entered the monastic life on Mount Athos and later settled in Rumania, where he became Igumen of the monastery of Niamets. Editor of the Slavonic edition of the filokalia. The spiritual and monastic renaissance in 19th century Russia was in large measure inspired by his disciples and followers.


St. Hesychios of Batos was superior of a monastery on the Sinai peninsula during the 6th or 7th century.






Sl. lxv. 1 (B.C.P.).


Ps. lxv. 1 (B.C.P.).


Compare com a petição do Rei Alfredo por ‘límpidos olhos da mente para ver a Ti.’






Compare King Alfred's petition for 'clear eyes of the mind to see Thee’.






By Bishop Ignatii.


Por Bishop Ignatii.


By Bishop Ignatii.






Por Bishop Ignatii.

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